Devido às limitações criadas pelo "COVID 19" os nossos serviços de envio poderão sofrer alguns atrasos.

Kit de reparação com Fibra de Carbono

Indicado para fazer reparações ou reforços quer tenha ou não tenha experiência de trabalho em compósitos.

No Kit de reparação em Fibra de Carbono encontrará todos os materiais e informação que precisa para fazer reparações ou reforços em fibra de carbono. Este Kit inclui tecido de fibra de carbono , resina epóxy, recipiente de mistura, luvas e restantes materiais (ver lista detalhada), assim como um Manual de Aplicação que lhe permitirá fazer as suas reparações quer tenha ou não experiência em trabalhar com Fibra de Carbono.

Descrição do Produto

Quer já tenha experiência em trabalho com compósitos quer se esteja a iniciar com o Kit de reparação com Fibra de Carbono não terá dificuldade em realizar o seu trabalho.
O Kit foi pensado de modo a facilitar o processo e a diminuir ao máximo as hipóteses de erro sem ser necessário recorrer a qualquer equipamento externo.
Assim cada Kit contém na exacta proporção todos os componentes necessários para fazer um reforço ou uma reparação.

Sendo a precisão da mistura da epoxy e do endurecedor crítica para a cura e qualidade final (uma falha nesta proporção inviabilizará o processo e todo o material utilizado, epoxy, endurecedor, fibras e outros materiais serão irremediavelmente danificados e perdidos), este kit foi pensado de modo a que, sem a necessidade de cada utilizador ter uma balança de elevada precisão ou outros elementos de medida, possa fazer a perfeita mistura dos componentes.
Também tivemos o cuidado de seleccionar um endurecedor com uma velocidade de gelidificação baixa (transição para o estado gelatinoso onde começa a não ser possível continuar a laminação), de aproximadamente entre 45 e 60 minutos de modo a permitir-lhe realizar com tempo o seu trabalho.

2 Kits de acordo com as suas necessidades

Kit M10 e Kit M20
Os nossos “Kit de reparação Fibra de Carbono” estão disponíveis em duas dimensões o Kit M10 de menor dimensão e o Kit M20 para reparações de maior dimensão ou com maior número de camadas do reforço.
Caso opte por fazer a reparação em duas etapas, ie, 1ª aplicação / cura / semi-acabamento + 2ª aplicação / cura /acabamento poderá optar pela aquisição de dois kits M10 em vez de 1 kit M20 (o valor unitário é escalável em função da quantidade).

Kit M10 – composição:
• Dimensão Fibra de Carbono (ref.: Plain 200 g/m2) : 245x245mm
• Epoxy 25g + Endurecedor 8,25g (Em recipientes separados já nas devidas proporções de mistura.)
• 1 Par de luvas de Nitrilo
• 1 Taça de mistura 200ml
• 1 Espátula de mistura
• 1 Pincel
• 1 Tecido Peel-Ply 250x250mm
• 1 Lixa de desbaste
• 1 Lixa de acabamento
• Manual de Aplicação

Kit M20 – composição
• Dimensão Fibra de Carbono (ref.: Plain 200 g/m2) : 495x245mm
• Epoxy 50g + Endurecedor 16,5g (Em recipientes separados já nas devidas proporções de mistura.)
• 1 Par de luvas de Nitrilo
• 1 Taça de mistura 200ml
• 1 Espátula de mistura
• 1 Pincel
• 1 Tecido Peel-Ply 250x250mm
• 1 Lixa de desbaste
• 1 Lixa de acabamento
• Manual de Aplicação

Onde pode usar os Kits

Os “Kits de reparação Fibra de Carbono” utilizam materiais de excelente qualidade, a maioria igual à que utilizamos nos nossos trabalhos do dia a dia, sendo igualmente utilizáveis para testes e experimentação como para o utilizador mais experiente. Devido às nossas compras em grandes quantidades conseguimos ter valores competitivos permitindo a todos o acesso a estes materiais.

• Experimentar produzir peças simples em Fibra de Carbono.
• Reforçar uma peça ( em Fibra de Carbono ou noutro material).
• Reparar uma peça em Fibra de Carbono tal como uma cana de pesca, um componente automóvel, etc (NOTA mt importante: ver o nosso AVISO sobre reparações estruturais)

Nota: As reparações “estéticas” ie, com carbono à vista e com elevado brilho e qualidade de acabamento são muito difíceis de realizar e na grande maioria dos casos resultado da aplicação com moldes, assim e devido à dificuldade técnica, desaconselhamos a utilização para este tipo de finalidade.

Que resultados conseguirei obter?

Os resultados que conseguirá obter dependerão muito da sua capacidade de seguir criteriosamente as indicações do Manual de Aplicação, do seu esforço e perseverança e da sua habilidade manual.
Se seguir cuidadosamente todas as indicações do Manual sem precipitações conseguirá excelentes resultados.

IMPORTANTE: Notas e avisos especiais

AVISO: Desaconselhamos vivamente a fazer reparações em bicicletas, capacetes e outros equipamentos que possam pôr em causa a sua segurança ou de terceiros. Este tipo de trabalhos apenas poderá ser feito por profissionais extremamente qualificados.
A Loja da Fibra de Carbono – OXYBLACK não se responsabiliza por nenhum dano físico ou material que possa vir a decorrer deste tipo de situações.

Dúvidas e respostas

A resina utilizada é à prova de água?

Depois de totalmente curada, a resina é à prova de água. Recomendamos que deixe curar completamente durante um período mínimo de 7 dias à temperatura ambiente, pois o estágio final da cura da resina epóxy pode ser bastante lento uma vez que é dependente da temperatura ambiente.
Por outro lado, as suas peças também poderão “deixar passar água”, esta passagem de água não é resultante da permeabilidade da resina, mas de pequenos poros (muitas vezes invisíveis) que possam ter resultado da sua laminação. Esta situação poderá ser resolvida com aplicações posteriores de resina epoxy ou de outro material impermeabilizante como por exemplo pintura.

Depois de aplicar uma camada de Fibra de Carbono devo deixar curar até aplicar uma segunda camada?

Não, não é necessário aguardar a cura da resina antes de aplicar a segunda e as camadas subsequentes. Deve aplicar todas as camadas consecutivamente sem demora, finalizando assim o processo de laminação de uma só vez. Se por algum motivo for necessário aumentar a espessura do reforço ou reforçar pontualmente uma das zonas do laminado poderá fazê-lo posteriormente reiniciando o processo indicado no Manual de Aplicação.
Note ainda que se o reforço a fazer for muito grande quer em dimensão quer em espessura ou se devido à sua posição a força da gravidade não permitir manter as fibras no local durante o processo de aplicação o trabalho deverá ser feito em duas ou mais vezes (ver 2 tipos de Kits de acordo com as suas necessidades)

Qual a espessura de reforço / reparação que conseguirei obter com este KiT?

Este kit utiliza Fibra de Carbono de 200g/m2 de que resultará uma espessura de aproximadamente 0,25mm por camada, se por exemplo quiser ter uma espessura final de 1mm deverá utilizar 4 camadas (cortando em 4 a Fibra de Carbono fornecida no Kit, utilizando o Kit maior ou utilizando mais do que um Kit – ver preços escaláveis dependente das quantidades).

Nota : Estes valores são indicativos e dependem do grau de compressão do laminado durante a cura que deve ser o maior possível.

Outras questões?

Caso tenha outras questões não respondidas, não hesite em contactar-nos.

Updating…
  • Nenhum produto no carrinho.